quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Como seu sistema de crenças faz com que você fracasse

Uma vez atendi uma pessoa que chegou: "Eu tenho depressão". Perguntei-lhe: "E como você sabe que você tem depressão?", no que ela respondeu: "Porque os médicos disseram" e eu: "E você acreditou?" e ela: "Sim. Acho que sim", então eu disse: "Mas por que?" e ela "Porque eu me sinto triste em alguns momentos do dia" e eu disse: "Então você tem depressão em alguns momentos do seu dia, em outros não, correto?"

O sistema de crenças dela dizia que ela tinha depressão, mas o que eu fiz foi colocar a crença de que ela tinha algo nos médicos (removendo a fonte da crença dela mesma) e depois mudando a ideia de que ela tinha depressão, colocando a ideia de que ela tinha depressão em alguns momentos do dia, ou seja, não era algo permanente.

Quando acreditamos em algo, nos comportamos de acordo com essa crença. Isso pode nos limitar seriamente - mas pode, ao contrário, ampliar as possibilidades, caso o que acreditemos seja exatamente que podemos fazer qualquer coisa.

Lembro de uma vez em que estava tentando parar de fumar e li um texto sobre um cara que falava em "super-homens", pessoas que controlavam totalmente seus comportamentos. Fiquei fascinado por ser daquele jeito e, imediatamente, consegui parar de fumar. A crença foi que eu era capaz de parar no momento que eu quisesse e instantaneamente funcionou.

Todos possuem diversas crenças limitadores que não tem base nenhuma na realidade, são apenas afirmações que foram ditas, em algum momento, e se tornaram um norte para elas. Quando crianças, muitos ouvem de seus pais e professores que tais e tais coisas não dão certo (já ouvi muito pai e mãe chamando a criança de burra!!!) e isso fica gravado de tal forma que guiamos nossas vidas baseado em afirmações de outras pessoas.

Romper com tais crenças e ver o mundo como ele é liberta uma pessoa. O palestrante Jim Rohn afirma: "O copo está meio cheio, mas também está meio vazio".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...