sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O que os políticos deveriam fazer pela população - e que eu concordaria e apoiaria?

Para quem não sabe, eu sou um quase anarquista (ou um liberal, para utilizar o termo mais capitalista). Não confio em governos e não acredito que políticos irão resolver os problemas da sociedade. Não sou um anarquista completo porque, infelizmente, não acredito que isso um dia existirá. Governos sempre existirão, assim como sempre existiu pessoas que querem poder sobre os outros.

Entretanto, mesmo com governos, acredito que haja formas de minorar os problemas por eles causados. Listei abaixo algumas condutas de políticos que poderiam melhorar a sociedade mesmo com a existência de governos, eis minhas propostas:

- Diminuir a necessidade que a sociedade tem de ajudas do governo;

- Eliminar a existência de órgãos públicos ineficientes e caros que poderiam ser geridos por empresas privadas (escolas, hospitais, correios e vários outros);

- Garantir/ajudar SOMENTE os mais pobres a ter acesso a essas empresas privadas;

- Cuidar de pouquíssimos setores como Justiça e Segurança;

- Parar de atrapalhar as livres iniciativas da sociedade com impostos, burocracias desnecessárias e diversos obstáculos que impedem a criação de empresas, a contratação de funcionários e outros atributos que o governo mais atrapalha que ajuda.

Sei que não se impõe a liberdade. Não são decretos dos governos e dos políticos que irão permitir uma maior liberdade da sociedade, mas, provavelmente, a desobediência civil e pacífica da tentativa de controle da vida privada dos cidadãos.

De resto, se a sociedade não supera, sozinha, seus preconceitos, o racismo, o machismo, não são atitudes artificiais de políticos que farão com que superemos. É através da educação livre, feita a partir de interessados, que iremos evoluir culturalmente. Não são os políticos que, por decreto, irão diminuir condutas desprezíveis, mas sim a ação do povo, de interessados, em modificar os comportamentos dos outros através de ensinamentos e exemplos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...