quarta-feira, 11 de maio de 2016

Angústia social nos desdobramentos políticos do Brasil

Hoje, muito provavelmente, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, deixará seu cargo. Sem dignidade, criando caos político e econômico para quem ficar na presidência, a petista sairá sem poder dizer que foi com a cabeça erguida. Não foi. Será chutada por conta de sua incompetência, mentiras e péssima administração.

Mas, como fica o brasileiro no meio disso tudo?

A primeira preocupação é com o desemprego, que atinge mais de 10% dos trabalhadores. Dentro do cenário de instabilidade econômica, a primeira parcela que sofre as consequências são os mais pobres - estes, também, os que primeiro perdem suas fontes de renda.

Um dos fatores que mais causam angústia em um indivíduo é o sentimento de incapacidade, seja de ter um emprego, de alimentar e prover sua família com as necessidades básicas ou de se manter no mercado de trabalho.

Para além de se sentir incapaz, o brasileiro, também, mantem uma assombrosa incerteza sobre seu futuro. O barco dificilmente afunda para os políticos, mesmo aqueles que irão cair. Estes podem simplesmente ir morar em outro lugar, caso não sejam presos.

O aspecto mais infeliz de todas as crises que temos enfrentado talvez seja a divisão social criada no Brasil.

O brasileiro é agora inimigo de seus iguais. O outro, que discorda de suas ideias, não é apenas um ser diferente, é alguém que deve ser eliminado (se não fisicamente, ao menos moralmente). É inaceitável para um defensor do Jean Wyllys alguém que defende Jair Bolsonaro (e vice-versa), mesmo que seus argumentos sejam frágeis e rapidamente destruídos.

Vivemos um momento de angústia social. Incertos, sem emprego e tentando resgatar a pouca dignidade que ainda nos resta, uma crise econômica, social, política e de identidade se alastra por cada lugar. E, nesses últimos instantes, todo o país é acometido por uma estranha calmaria.

Alguém nos salvará? Nós nos salvaremos? O futuro será obscuro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...