quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Porque a Hipnose Condicionativa não é um tipo de hipnose

A Hipnose Condicionativa é um método criado por Luiz Carlos Crozera que, periodicamente, oferece seus cursos em diversas cidades do Brasil ao preço que chega a até R$ 2 mil (poucos cursos de hipnose têm esse preço). Curioso sobre essa tal de “nova hipnose”, fui assistir a um curso dele (e perder R$ 2 mil).

Conheci os cursos do Crozera através de uma reportagem na SuperInteressante que dizia que, durante o curso, ele não hipnotizava ninguém, fumava nos intervalos feito um caipora e dizia que o que causava câncer não era o cigarro e sim as sugestões nas fotos de pessoas com câncer nos maços de cigarro. Não acreditei na revista, mas acabei me enganando.

Tenho formação em Programação Neurolinguística e já fiz diversos cursos de Hipnose Ericksoniana, Coaching com PNL, além de estar sempre por dentro de novidades nas áreas de PNL e buscando estudar todo o legado de Milton Erickson. Além disso, gosto de praticar Hipnose Clássica (no estilo daquelas que passam na televisão). E não é que me surpreendo com o criador da Hipnose Condicionativa afirmando, durante o seu curso, que nenhum tipo dessas hipnoses é real. Todas são falsas e que apenas a Hipnose Condicionativa é hipnose mesmo!

O argumento, além de ridículo, é risível, haja vista o material que ele oferece aos alunos. São duas apostilas (não sei se ele atualizou o material atualmente), uma com a sua teoria que não cita um único autor e é cheia de erros de português, na qual ele explica como os “Mecanismos Condicionantes” estão presentes em nossa vida. Fazendo uma mistura de espiritualidade de quinta categoria e pseudociência, Crozera não consegue explicar com clareza a sua teoria (em uma parte, ele afirma que é possível visualizar o papai e a mamãe tendo relações sexuais no momento em que a pessoa foi concebida).

Crozera afirma que todo o seu material é 100% original, mas é possível perceber como ele utilizou – sem os devidos créditos – ideias de vários autores da hipnose (desde o próprio Milton Erickson com seu relaxamento muscular e os Mecanismos Condicionativos que nada mais são que a ancoragem/signo-sinal da PNL).

Mas o gran finale fica com a segunda apostila que possui um roteiro passo a passo para que você LEIA para o seu cliente e o hipnotize através da leitura! Isso mesmo. Crozera chega a advertir em seus cursos: “Esconda a apostila atrás da poltrona onde o cliente vai ficar e peça para ele fechar os olhos. Sem que ele perceba, pegue o material e comece a ler”.

Isso jamais foi e nunca será hipnose. Hipnose é um processo psicológico (não tem nada de espiritual) e como um processo deve ser realizado de maneira única, singular, adaptando as sugestões de indução para cada pessoa (ou então não funciona, pois cada pessoa compreende a linguagem – a base da hipnose – de maneira diferente). Não se pode fazer hipnose lendo um material padronizado como se todas as pessoas fossem iguais. Isso é desrespeitoso com as pessoas, além de ser totalmente falso.

Existem diversas outras pérolas no curso de Crozera: ele afirma que já curou câncer e AIDS (têm vídeos no Youtube), diz que é possível hipnotizar através do pensamento e ainda chama, indiretamente, todos os hipnotizadores de outras vertentes de charlatões, haja vista que só ele utiliza a Hipnose Condicionativa.





Assim como toda falsa ciência, a Hipnose Condicionativa só pode ser ensinada por ele (é claro que ele não vai perder esse mercado) e só por isso já se perde enquanto ciência, sem falar na falta de metodologia, referências, pesquisas que embasam sua pseudoteoria. Crozera e sua trupe não conseguem nem explicar exatamente o que é sugestão (ele diz que toda hipnose é sugestão e só a dele é A HIPNOSE verdadeira) e porque ela é pior do que o tal do condicionamento que ele prega.

Hipnose é uma área antiga que somente agora está se espalhando de maneira positiva pelo Brasil e mundo. Uma ciência séria só cresce de verdade quando deixa as bobagens (principalmente àquelas ligadas à espiritualidade) de lado e foca em informações comprovadamente eficientes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...