sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

As expressões faciais das emoções

O psicólogo Paul Ekman descobriu que existem apenas 7 expressões faciais universais, isto é, que pessoas de todas as culturas irão fazer de forma idêntica, mesmo que nunca tenham tido contato com outros povos. São elas:

- Raiva
- Medo
- Alegria
- Surpresa
- Nojo
- Desprezo
- Tristeza

Todo ser humano naturalmente sabe reconhecer expressões faciais. Quer exemplos? Você sabe quando sua namorada/namorado está mentindo; filhos têm uma noção de quando é um bom momento para pedir dinheiro pro pai (ou não pedir); sabemos mais ou menos como está o humor das pessoas só olhando para seus rostos.

Apesar dessas expressões faciais citadas acima serem universais, é possível estudar as expressões culturais e analisar melhor qual emoção aquela pessoa está sentindo.

De acordo com Ekman, a forma mais fácil de enganar uma emoção é através do sorriso. Muitas pessoas quando estão mentindo, por exemplo, dão sorrisos muito rápidos, quase escondidos. Essa é uma das formas mais utilizadas. Mas, é claro, mentirosos "treinados" saberão esconder melhor suas emoções.

Existem diversos livros que, de maneira enganosa, espalham ideias a respeito da leitura das expressões corporais do tipo: "Se uma pessoa está com os braços cruzados, então ela está fechada para novas ideias". Essa pode ser uma interpretação equivocada da expressão, afinal, a pessoa pode estar apenas com frio.

O contexto em que uma expressão facial e corporal é emitido é um dos fatores mais importantes para você descobrir exatamente a emoção - e a informação - que o outro está tentando esconder.

Pause o vídeo abaixo e veja a expressão que eu estou fazendo. Você consegue identificar qual é a emoção?

Obs: As expressões faciais que fiz no vídeo foram editadas para surgirem em milésimos de segundos exatamente porque nós também apresentamos tais expressões numa velocidade muito rápida, quase imperceptível. Se você conseguir identificar uma emoção sem pausar o vídeo, seu nível está ainda mais alto.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...