sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Eu não sou psicólogo

Meu nome é Petrus Evelyn e eu não sou psicólogo. Minha formação superior é em Comunicação Social, mas atuo nas áreas de treinamento comportamental (coaching) e hipnoterapia (terapias naturais com hipnose.

Mas por que estou dando essas explicações?

Porque todos os dias, escrevo sobre comportamento, emoções, como modificar sua vida, técnicas práticas para modificar seus comportamentos etc e isso faz com que algumas pessoas acreditem que eu sou psicólogo. Bem, eu não sou e nem nunca fui.

Recentemente, recebi alguns boatos de que o meu registro no Conselho de Psicologia foi cassado e que eu atuo de forma irregular. Meu registro não foi cassado simplesmente porque nunca tive registro, nunca atuei e nunca disse que era psicólogo.

Eu não sou psicólogo e nem terminei o curso de Psicologia.

As áreas de Coaching e Hipnose, no Brasil, não possuem legislação específica. São áreas de atuação livres que estão abertas para os interessados, bastando ter comprovada competência para exercê-las através de cursos que são realizados por todo o Brasil.

Os cursos que eu ofereço também são cursos livres: podem ser ofertados por qualquer pessoa e devidamente certificados por mim (a legislação está logo abaixo desse texto).

Por fim, declaro que acredito que o conhecimento não está preso a uma sala, tampouco a diplomas. O conhecimento é livre e aberto a todos - especialmente aqueles cujo não existam legislações específicas determinando.

Os clientes que atendo, pessoas adultas e bem informadas sobre minha formação, são quem determinam a qualidade dos meus serviços.

Obrigado.


---------------

Legislação sobre Cursos Livres (retirado do site http://glucena.com.br/):

Curso Livre - Lei nº 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a modalidade de Educação Profissional.
Educação Profissional, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.
Conforme a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados "Livres" não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.
Não existe legislação específica que regulamente estes cursos, por isto, os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação.
Não havendo exigência de escolaridade anterior.
A categoria Curso Livre atende  a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho;
Livre significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior.
Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte deste Ministério, quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso.
As escolas que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96Decreto nº 5.154/04Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).
Lembrando que Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES.
Esses Certificados têm validade legal para diversos fins, porém não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES.
A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.
Cooperativas, Empresas e Profissionais Autônomos também podem ministrar tais cursos e emitir certificado.
As pessoas que fazem os nossos Cursos Livres, qualificam-se mais em suas profissões, superam os concorrentes, são promovidos em suas empresas, e os que estão desempregados, preparam-se para o mercado de trabalho e conseguem rapidamente um novo emprego.

Um comentário:

Arianne Ribeiro disse...

Execelente seu trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...