sexta-feira, 17 de julho de 2015

Pare de acreditar no governo

Os brasileiros são apaixonados pelo governo. Se existe um problema de poluição - o governo deveria arrumar uma solução. Se nossos níveis educacionais são vergonha internacional - o governo deveria investir mais em educação. Se os preços das coisas no Brasil são absurdos - o governo precisa fazer algo para resolver isso!

Ao mesmo tempo em que somos apaixonados pelo governo, também odiamos os políticos e repetimos mantras que contradizem àqueles apaixonados pelo governo: "Tudo é culpa dos políticos"; "Político nenhum presta"; "Só tem roubalheira na política do Brasil".

Ora, se a política não presta, como o Estado e os governos poderão ser a solução para nossos problemas? Essa é a ideia principal do excelente "Pare de acreditar no governo: por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado", do escritor Bruno Garschagen.

De acordo com Bruno, toda a história do Brasil, desde a colonização até os dias de hoje, mostram um país que sempre buscou na solução para seus conflitos a intervenção estatal - mesmo que, aparentemente, não tenha existido um único momento em que os políticos tenham sido minimamente competentes na administração pública. Sim, nossos políticos sempre fizeram desastres com o dinheiro público, mas mesmo assim sempre amamos o Estado.

Um fator que considerei muito peculiar no livro foi a análise dos protestos de 2013 e 2014 mostrando milhares de pessoas que diziam "Chega!" diante de tantos problemas que o governo lhes causava ao mesmo tempo em que exigia que o governo consertasse seus próprios erros.

A saída, enfim, é fugir do governo. Governos são administrados pelos mesmos políticos incompetentes que odiamos odiar e seus comportamentos se refletem na sua administração - por mais óbvio que isso seja, é preciso ser dito! Governos e políticos se misturam e eles não resolverão a maioria dos problemas que você tem - ou pior, eles criarão muitos problemas que você nem tem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...