segunda-feira, 6 de julho de 2015

O poder dos introvertidos

Lembro-me na época de faculdade quando os professores nos obrigavam a fazer trabalhos em grupo e eu considerava aquilo uma grande bobagem - sempre questionava isso e pedia para fazer os trabalhos sozinho, o que nunca me era permitido. O motivo: era preciso aprender a trabalhar em grupo.

O que Susan Cain, em seu livro "O Poder dos Introvertidos", nos explica é que é sim importante aprender a trabalhar em grupo, mas as pessoas precisam aprender a trabalhar sozinhas também - e isso nenhuma empresa ou escola ensina ou estimula.

Existe uma certa tendência social de considerar que as pessoas extrovertidas são mais felizes que as introvertidas e de que pessoas introvertidas precisam ser estimuladas a se tornarem mais extrovertidas - pois este é o comportamento mais adequado para se viver na sociedade.

Porém, percebe-se que ao longo da história humana, vários gênios tinham comportamentos introvertidos e se isolavam para fazerem suas grandes descobertas: Einstein, Gandhi, Abraham Lincoln, Beethoven - o que eles tinham em comum, além da genialidade, era a introversão.

Ser introvertido não significa timidez. Extrovertidos são pessoas que precisam de muita estimulação externa. Introvertidos são aqueles que não precisam de tanta, se sentem mais confortáveis sozinhos ou em um número reduzido de pessoas.

Introvertidos são rechaçados de posições de liderança apesar de Adam Grant na Wharton School ter descoberto em uma pesquisa que realizou que pessoas introvertidos em empresas entregam melhores resultados que os extrovertidos - provavelmente porque, sozinhos, ficam menos excitados com suas ideias e pensam melhor nelas.

Susan Cain dá duas dicas importantes (na verdade, são três, mas é preciso ver o vídeo para entender a terceira) para que empresas e escolas tratem melhor seus funcionários e alunos:

1 - Parem com a insistência de trabalhos em grupo;

2 - Vão para a natureza, se isolem e procurem ter momentos sozinhos;

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...