sexta-feira, 17 de julho de 2015

Controle sua raiva antes que ela controle você

A raiva é um sentimento normal e que será sentido por todos, mesmo a mais pacífica pessoa: porém, fora de controle ou facilmente sentida pode gerar problemas e se tornar destrutiva tanto para quem sente a raiva quanto para quem é alvo dessa raiva.

É claro que nem todos saem atirando objetos nos outros ou xingando pessoas quando está com raiva, alguns guardam suas raivas e se tornam fisicamente doentes, outros podem, a partir da raiva, se envolverem com comportamentos autodestrutivos como abuso de álcool e drogas.

Mas, a raiva, assim como QUALQUER OUTRO SENTIMENTO, pode ser controlada, existem técnicas de gerenciamento de raiva que são eficazes e podem fazer com que a pessoa se torne mais calma nas mesmas situações que antes a faziam perder o controle.

Algumas vantagens da raiva - se bem dosada - são maiores chances de resolver uma tarefa inacabada, maior produtividade e até mesmo maior clareza de pensamento em alguns assuntos.

COLOCAR A RAIVA PARA FORA É UM MITO

Um dos conselhos mais comuns para diminuir a raiva é "colocar ela pra fora". Na verdade, colocar um sentimento para fora pode reforçá-lo ainda mais e tornar mais consistente sua possibilidade de retorno no futuro. A raiva é uma reação que foi aprendida pelo organismo e é utilizada em determinada situações, aprender novas formas de se comportar e de se sentir nas mesmas situações que causam raiva é um importante começo.

OUTRAS DICAS

Além de buscar "reagir emocionalmente" de forma diferenciada, algumas dicas retiradas no site da APA são:

Relaxamento

Encontre formas de relaxar. Talvez o seu dia esteja muito cheio de obrigações e pouquíssimas horas de lazer;

Mudanças cognitivas

Muitas pessoas zangadas têm determinados hábitos cognitivos como xingar demais, achar que estão sempre certas ou estarem sempre lamentando das coisas: mudar a maneira de pensar e agir no mundo é uma forma de diminuir a raiva.

Resolver os problemas

A causa da raiva podem ser problemas que, aparentemente, não possuem solução. Tente resolvê-los ou parar de se importar com eles.

Melhorar a comunicação

Comunique-se melhor com amigos, parentes e cônjuges. Exponha suas emoções, suas ideias, torne-se mais aberto para os outros.

Usar o humor

Encontre formas de se tornar mais bem humorado. Algumas pesquisas mostram que pessoas bem-humoradas ganham até mesmo melhores salários.

Mudar o ambiente

Talvez o seu ambiente seja extremamente complicado para manter sentimentos agradáveis. Mude-o. Envolva as pessoas perto de você e analise se as causas não são externas.

Pegue leve consigo mesmo

Pare de pegar tão pesado consigo mesmo. Relaxe e aproveite certos momentos. Reveja suas conquistas e perceba em sua vida motivos para ficar mais tranquilo e calmo em várias situações.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...