quinta-feira, 2 de julho de 2015

A rotina de um hábito

[Este texto possuis algumas observações retiradas do livro "O Poder do Hábito", de Charles Duhigg, mas irei comentar o livro inteiro posteriormente].

Todos nós fazemos mais ou menos as mesmas coisas todos os dias - acordamos no mesmo horário, comemos e sentimos fome também no mesmo horário, nos sentimos ansiosos e tensos quando algo específico ocorre, roemos as unhas em determinadas situações e repetimos, dia após dia, a mesma rotina de hábitos.

E mesmo que você diga: "Ei, mas peraí, eu não tenho rotina, faço tudo diferente todo dia", ainda assim a imprevisibilidade se torna a sua rotina, não é mesmo?

Desenvolvemos esses hábitos da seguinte forma: um ambiente externo cria o contexto que possibilita a existência de um determinado comportamento. O comportamento então é realizado. E este comportamento é, então, recompensado. Assim, um novo hábito é adquirido e repetido várias e várias vezes.

Quer um exemplo? 

Contexto: Uma festa, pessoas bebendo e fumando.

Você não fuma ou não bebe e também não interage muito com as pessoas.

De repente alguém conversa com você, oferece um cigarro e bebidas e você aceita.

Comportamento: Beber, fumar e aumentar a interação.

Recompensa: Conhecer novas pessoas, se enturmar etc.

Outros hábitos comuns são adquiridos da mesma forma: roer unhas, se sentir ansioso, ser sedentário, ficar no Facebook o dia todo no lugar de estudar e etc.

Mas, da mesma forma, bons hábitos também são construídos igualmente: estudos intensivos, exercícios físicos, habilidades sociais etc. Da mesma forma que os maus hábitos, os bons se formam. A diferença é apenas que os maus hábitos são mais facilmente recompensados por serem mais simples.

Um dos primeiros fatores para se realizar uma mudança de hábitos é ter mais consciência sobre como e quando eles ocorrem. Então, se você deseja mudar um hábito, anote todas as vezes que ele ocorrer até que ele não aconteça mais automaticamente.

Nos próximos posts darei mais dicas sobre como mudar os hábitos após adquirir mais consciência.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...