terça-feira, 23 de junho de 2015

Reclamar da vida aumenta o stress e a insatisfação

Existem fatores incontroláveis em nossas vidas - se você entrou em um engarrafamento quilométrico, provavelmente será impossível sair dele - mas algumas pessoas insistem em acreditar que, ao reclamar das inevitabilidades da vida, elas se sentem melhores. Na verdade, é o contrário.

Ao reclamar, principalmente em situações em que nada pode ser feito, os níveis de stress e insatisfação aumentam.

Stress Migraine by shawncoss
Segundo Toni Bernhard J.D., autora do livro "How to wake up", existem situações que estão fora do nosso controle e outras que estão dentro do nosso controle mas, em ambos os casos, reclamar não ajuda em nada.

Imagine algumas situações: trânsito congestionado, medo de envelhecimento, insatisfação no relacionamento, eu odeio o governo, não aguento mais sentir dor, esses jovens de hoje em dia são alienados, ninguém me ama.

As situações listadas acima se dividem entre aquelas que você não tem controle de modo algum (trânsito, envelhecimento, jovens de hoje em dia etc) com aquelas que você possui controle parcial ou aparente controle (insatisfação com o relacionamento, governo, dores no corpo etc) - e que em nenhum dos casos a resolução do problema está na reclamação.

Reclamar serve apenas para reforçar e evidenciar ainda mais o sofrimento, focando no problema e esquecendo de se pensar nas soluções.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...