segunda-feira, 29 de junho de 2015

O que você diz para si mesmo?

É bastante comum encontrar pessoas que desejam alcançar algum objetivo mas, ao mesmo tempo, continuam repetindo para si mesmas que "não conseguem", que "já tentaram de tudo" ou mesmo que têm medo.

Imagine alguém que está começando a aprender a dirigir e, ao entrar no carro, diz "Eu tenho medo de bater o carro" - essa não é a melhor atitude mental para começar a praticar uma nova habilidade.

Ou então alguém que deseja abordar uma menina ou um rapaz que esteja interessado e fala: "Eu acho que não consigo, ela não vai me querer" - novamente, a fala já é uma ótima preparação para o fracasso.

Mas, as palavras têm poder?

Tem e não tem. Falar pode não dar em nada, mas oficializa e externaliza algo que pode nem ser o que é. Uma pessoa pode naturalmente se sentir ansiosa ao falar com uma garota bonita numa festa, mas ao chamar esse sentimento de "medo" ou dizer que "não vai conseguir" ela já estará criando o caminho que vai perseguir.

Ao não dizer nada, deixa aberta todas as possibilidades - de sucesso ou fracasso - e não "dá nome aos bois" que são seus sentimentos internos e subjetivos. Ao falar palavras positivas "eu acho que consigo" pode sim criar a oportunidade de sentir mais tranquilo para a ação que vai tomar em breve.

E então, o que você anda dizendo para si mesmo?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...