quinta-feira, 25 de junho de 2015

Efeito Zeigarnik ou porque algumas coisas são tão viciantes

Sabe quando você está assistindo um episódio daquele seriado e ele termina de repente e você fica extremamente ansioso para assistir o próximo?

Rook Floro
Ou quando você percebe que está se apaixonando por uma pessoa inconclusiva, misteriosa, que sempre deixa você na dúvida sobre o que ele realmente deseja?

E quando você tenta lembrar uma palavra e não consegue - no meio de uma conversa - e você fica "angustiado" até conseguir se recordar da palavra?

Se alguma dessas coisas já aconteceu com você, está na hora de conhecer o Efeito Zeigarnik.

Bluma Zeigarnik foi um psicólogo russo que descobriu que tarefas inacabadas geram uma espécie de tensão, exigindo mais recursos cerebrais, que só são liberados - e a tensão diminui - quando a tarefa se completa.

Um exemplo dado em sua pesquisa foi de garçons que conseguem recordar com perfeição os pedidos, mesmo sem precisar anotar, mas que esquecem imediatamente após o atendimento ter sido realizado. O cérebro do garçom dispõe todas suas energias na atividade não finalizada, por isso ele se lembra. Assim que a tarefa é completada, o mesmo cérebro pode dividir sua atenção com outras tarefas.

Por isso você quer assistir um episódio atrás do outro do seu seriado favorito ou porque aquele cara misterioso e confuso é tão apaixonante - seu cérebro coloca suas energias - e tensões - em terminar aquela tarefa, mas algumas tarefas nunca terminam, exigindo muita tensão e podendo causar grande ansiedade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...