terça-feira, 9 de junho de 2015

6 mitos sobre o estresse

Estresse é algo comum e necessário pra todos. O estresse é o que nos permite ficar preparados para resolver problemas que muito calmos e tranquilos não conseguiríamos. Numa situação de tensão, por exemplo, o estresse pode ser útil ao encontrar soluções mais rapidamente.

Muito estresse, por outro lado, pode ser bastante prejudicial e pode causar uma série de doenças como: asma, obesidade, enxaqueca, gastrite e até mesmo câncer.

Mulher Chorando (1937, Pablo Picasso)
Conheça os 6 mitos sobre o estresse adaptado de "The Stress Solution" by Lyle H. Miller, PhD, and Alma Dell Smith, PhD e como você pode se beneficiar:

1 - Estresse é o mesmo para todos.

Estresse se assemelha, nesse quesito, à ansiedade. Do mesmo modo que a ansiedade, cada um fica estressado de uma forma diferente e reage ao seu modo.

2 - Estresse é sempre ruim para você.

O estresse pode ser a pimenta que falta na sua vida. Pessoas levemente estressadas podem ter mais capacidade de resolver problemas sob pressão - entretanto, pessoas altamente estressadas não conseguem gerenciar pequenas coisas e pode até matar você se não for tratado.

3 - Estresse está em qualquer lugar, então você não pode fazer nada a respeito.

Se o seu chefe é estressado e pressiona você, então você precisa se sentir estressado. Se o trânsito é péssimo, você precisa aceitar e se estressar. Nada disso. Existem formas de controlar e manejar o estresse mesmo em situações problemáticas. Mesmo em situações estressantes, você pode aprender a se controlar.

4 - Técnicas populares de controle de estresse são as melhores.

Existem muitas técnicas populares de controle de estresse (uma bem conhecida é contar até 10), mas assim como o estresse é diferente pra cada pessoa, as formas de controlá-lo também são diferentes. Pesquise e se precisar, procure um profissional.

5 - Sem sintomas não há estresse.

Muitas pessoas se estressam sem apresentar sintomas e esse pode ser o pior modo de estar estressado. Camuflar o que se está sentindo pode fazer com que os sinais de alerta não apareçam e o problema cresça escondido, surgindo apenas quando estiver com bastante complicações.

6 - Apenas os sintomas mais sérios precisam de atenção.

Muitas pessoas ignoram enxaquecas e acidez estomacal causadas pelo estresse ou tratam apenas tais sintomas, sem levar em consideração a causa principal que é o estresse. Permitir a existência desses sintomas do estresse podem agravá-los e causar doenças mais graves no futuro.


Não aceite o estresse descontrolado como parte da sua vida. Procure um profissional ou técnicas para controle de estresse e viva mais feliz.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...