quinta-feira, 14 de maio de 2015

Monogamia social e monogamia sexual

Diferentemente do que pode parecer, a monogamia é extremamente rara na natureza, existindo poucas espécimes que possuem apenas uma parceira a vida inteira. Mesmo que grupos religiosos defendam a monogamia como padrão para os seres humanos, não parece que nós fomos feitos para termos apenas uma parceira.

The Plague Drawings by Clint Brown
Existem dois tipos de monogamias: a social e a sexual.

Monogamia social é aquela em que você se relaciona socialmente apenas com uma pessoa (divide seus espaços e momentos íntimos, ideias e planos de constituírem união). Esta é a forma mais comum de monogamia.

A monogamia sexual é, basicamente, praticar sexo com apenas uma pessoa. É muito mais raro de ocorrer já que os desejos e instintos sexuais ocorrem a todo momento, podendo surgir perguntas como: Você entende e aceita seus desejos sexuais? E os desejos sexuais de seu parceiro? Você consegue aceitar que sua namorada ou namorado sinta desejo sexual por outra pessoa (mesmo que não chegue ao ato em si)?

Desejo sexual por qualquer pessoa é normal, podemos ter a qualquer instante - mas o respeito ao compromisso é importante para manter uma relação saudável com o outro.

A sinceridade consigo mesmo é a atitude mais inteligente que uma pessoa pode ter: entender seus próprios desejos e saber até que ponto pode-se ir em busca de realizar as suas vontades sem afetar o outro é importante para uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...