quarta-feira, 20 de maio de 2015

Modelos: porque sempre cometemos sempre os mesmos erros

Existe uma frase que diz que insanidade é fazer sempre as mesmas coisas esperando resultados diferentes (não sei se é do Gandhi ou do Einstein ou do Vaas de Far Cry 3). E não há nada mais verdadeiro do que essa afirmação.

Vejo pessoas dizendo, por exemplo, que estão cansadas de homens cafajestes e que não prestam - mas elas muitas vezes não atentam para o fato de que elas não irão mudar os homens - pelo menos não reclamando - e que a única coisa que elas podem mudar é a si mesmas, tornando-se mais perspicazes em suas escolhas.

metamorphosis by optiknerve-gr
Outro exemplo é reclamar de que não há empregos suficientes ou que não há salários bons mas continuar buscando formas fáceis de se ganhar dinheiro não fará com que o dinheiro surja - é preciso criatividade.

Ou mesmo falar que o mundo é injusto, que nada dá certo e que nasceu com muito azar - se é impossível mudar a sorte, lamentar a má sorte é que não mudará a situação.

Mesmo fazendo referência aos gostos pessoais, se você come sempre as mesmas comidas, se ouve as mesmas músicas, lê os mesmos livros e assiste o mesmo tipo de filmes sua percepção de mundo estará limitada aquele mesmo estilo e você nunca mudará.

Ok, entendo que muitas vezes é incômodo fazer coisas que nunca fizemos antes (é por isso que se chama zona de conforto que é um estado em que você, mesmo se sentindo mal, está confortável na sua situação atual e não quer fazer nada para mudar).

Existe um princípio dentro da Programação Neurolinguística chamado de modelo (ou modelagem ou meta-modelos) que afirma que quando agimos de uma determinada forma começamos a sentir e a pensar exatamente daquele jeito.

Ou seja, se você se comporta como uma pessoa feliz, você se sentirá feliz; se comporta-se como uma pessoa triste, sentirá a tristeza dentro de você. Muitas vezes a mudança ocorre de fora para dentro e não de dentro para fora como muitas vezes acreditamos.

Portanto, agir de uma forma eficiente, criando novos comportamentos, fazendo coisas novas mesmo que, a princípio, você se sinta incomodado, fará com que, aos poucos, seus sentimentos e seus pensamentos mudem e se voltem para seus reais objetivos.

Que tal tentar?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...