terça-feira, 7 de abril de 2015

Suicídio: um assunto que deve ser discutido

Um dos maiores mitos a respeito do suicídio é que "quem se suicida não fala no assunto". Na verdade, acontece o contrário: existem diversos 'sinais' dados pela pessoa que pensa no assunto e que não está bem. É claro que a culpa não é de ninguém, mas aprender a identificar esses sinais em pessoas próximas pode salvar vidas no futuro.

Campo de Trigo com Corvos (1890, Van Gogh): a última tela
do pintor antes de se suicidar.
Outro tema que sempre penso é sobre as informações fornecidas pela imprensa quando ocorre um suicídio. Antes era regra nas redações dos jornais/portais não noticiar suicídios, exceto de pessoas famosas (estas tinham suas vidas expostas agressivamente, inclusive com a divulgação das cartas de despedidas).

Porém, atualmente, percebemos que trocaram o "não noticiamento do suicídio" por "noticiar sem falar que foi suicídio, falando apenas na morte da pessoa sem dar mais detalhes" como aconteceu no caso registrado hoje. Essa abordagem do problema é falha e ajuda a aumentar o tabu que é o assunto na sociedade. É preciso levar os profissionais para os meios de comunicação para falar sobre o assunto, para informar e ensinar pais e amigos a aprenderem a identificar sinais de depressão e de tendências suicidas. Os meios de comunicação podem ajudar a salvar vidas, sim.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...