quarta-feira, 29 de abril de 2015

Existem pessoas irrecuperáveis?

Ensina-se truques novos a cachorros velhos? Uma pessoa idosa pode aprender novos comportamentos: é possível aprender um novo idioma, a tocar um instrumento ou a andar na corda bamba?

Ou será que após uma certa idade o cérebro e a pessoa se tornam irrecuperáveis, sendo impossível ensinar coisas novas, mas apenas repetir os velhos hábitos?

E uma pessoa adulta pode aprender novas coisas? Agora parece que a resposta óbvia é "sim, claro", qualquer um pode aprender um novo comportamento a qualquer momento - seja andar de moto ou uma arte marcial ou então uma nova profissão - bastando ter interesse, vontade, oportunidade, ferramentas e uma série de coisas não muito difíceis de se encontrar.

Agora vamos pegar comportamentos menos...convencionais. Será que um jovem adulto que já matou, assaltou, espancou pessoas pode aprender a não fazer isso? É possível que um criminoso possa aprender novos e adequados comportamentos para a sociedade do mesmo jeito que o outro adulto, do exemplo acima, obviamente conseguiu aprender a andar de moto, a luta karatê ou uma nova profissão? A resposta parece ser sim também, não é mesmo?

Muita gente não acredita que novos e saudáveis comportamentos possam ser aprendidos. Condenados por uma vida de crimes, aqueles que foram por esse caminho estão em um rumo sem volta, são tidos como irrecuperáveis.

Mas isso não é verdade. Todos podem aprender novos comportamentos e melhorar a qualquer momento - mesmo que não queiramos acreditar que criminosos podem ter uma segunda chance.

O outro lado

Quem pede pena de morte para bandidos, por outro lado, está errado? Cansados da violência que assola o país, do sentimento de insegurança e medo constantes, desejar a inexistência dos causadores da violência não parece ser a saída mais segura para uma vida tranquila?

Sim, parece sim e essas pessoas não estão erradas em suas vontades - apenas acreditam que não existe alternativa, que as pessoas são irrecuperáveis, que a violência só cessa quando o violento morre (e não quando o violento se torna amigável e se recupera).

Acredito que a maior violência que somos vítimas é a violência política que não investe em nada, que simplesmente rouba tanto o dinheiro quanto as esperanças da sociedade de um futuro melhor. Enquanto existir violência política jamais deixaremos de ter violências nas ruas.

----

P.S.: E sim, idosos podem aprender novos comportamentos, assim como cachorros velhos e quaisquer animais velhos. A dificuldade maior pode ser pelo imenso repertório de comportamentos que o organismo da pessoa já aprendeu durante toda a sua vida - os idosos aprenderam muitas coisas ao longo da vida e isso pode "sobrecarregar" o cérebro, exigindo um pouco mais de paciência na hora do aprendizado. Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...