quarta-feira, 15 de abril de 2015

Comportar-se é sentir: como falar em público com facilidade

Lembro-me certa vez, ainda na faculdade, em que eu precisei apresentar um trabalho em grupo. Era naquela época remota em que poucos tinham computadores ou slides e que era preciso segurar cartazes de cartolina com colagens toscas. Fiquei lá atrás, num lugar que ninguém que assistia podia me ver, numa posição em que uma pessoa tímida com certeza se sentiria confortável.

Eu não era especialmente tímido (sempre fui um pouco), mas de repente comecei a me sentir extremamente tímido. Era como se o fato de eu estar me comportando como uma pessoa tímida fizesse ter sentimentos de timidez. Tremia, senti calafrios, medo do público...

Mudei a estratégia - fui para a frente, comecei a encarar os espectadores e, na minha vez de falar, agi como se fosse um mestre nas apresentações: caminhei pela sala, questionei o público, fiz piadas - coisas que eu nunca havia feito antes e, vejam só: a sensação de timidez diminuiu e ficou num nível que eu nunca havia sentido antes!

Comportamentos geram sentimentos. Se você quer mudar seus sentimentos em relação a alguma coisa, comece a agir, fisicamente, de determinada forma. Imite os comportamentos físicos e e os aspectos psicológicos de pessoas que são exemplos na matéria que você quer dominar. Mudanças acontecem tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro. Ter modelos para copiar é uma das formas mais eficientes para se tornar habilidoso em determinada área (mas isso é um assunto para outra postagem).

Muitos manuais de autoajuda pregam o "pensamento positivo" como o primeiro passo para mudar um comportamento, mas pensamento positivo pode ser algo muito abstrato para quem precisa de objetividade. O mais concreto a se fazer, inicialmente, é mudar os comportamentos externos, mesmo sem vontade, mesmo sem sentir e, aos poucos, será possível perceber a transformação ocorrendo dentro de você.

Um comentário:

poliana pessoa disse...

ótimo texto e faz sentido :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...