quarta-feira, 1 de abril de 2015

Como superar os ciúmes nas redes sociais

Retiremos todas as máscaras!
As redes sociais trouxeram muitas vantagens para a vida moderna: a aproximação com pessoas distantes, possibilidade de encontros com semelhantes, troca de informações etc. Mas também trouxe grandes desvantagens.

A crença absoluta nas informações fornecidas nas redes sociais cria uma sensação de desalento, frustração e ciúmes: todos parecem felizes, de bem com a vida, com fotos lindas e alegres o tempo todo.

A possibilidade de controlar e manipular o que será publicado nas redes sociais fortaleceram as máscaras sociais (personas, termo de Carl Jung relativo as máscaras usadas pelos gregos antigos nas peças teatrais), tornando ainda mais fácil esconder seu verdadeiro eu.

Pode ser realmente frustrante ver um rival em um excelente emprego enquanto você está desempregado, supermodelos magras enquanto se tenta perder alguns quilinhos ou um ex-namorado com uma nova pessoa enquanto você ainda sofre. Para isso, abaixo vai 7 dicas de como evitar esses "ciúmes" nas redes sociais - as dicas são da psicóloga Andrea Bonior, retiradas do site Psychology Today (não é uma tradução e sim uma adaptação):

1 - Evite a saturação automática: ficar o tempo todo acessando as redes sociais, obtendo infinitas informações pode fazer com que você nunca saia desse ciclo repetitivo. Quebre-o. Mude sua rotina e evite ficar tanto tempo conectado.

2 - Identifique e bloqueie gatilhos: se ver uma pessoa específica lhe incomoda de forma especial, evite-a. Se ler certos tipos de textos deixa você mal, não os leia. Evite os gatilhos emocionais que levam a sentimentos desagradáveis.

3 - Faça uma meditação de agradecimento: agradeça pelas suas coisas, pelo seu jeito de ser e por suas conquistas. Não tenha apenas ambições, reflita e agradeça pelo o que você já tem.

4 - Tenha objetivos claros: às vezes ficamos frustrados por ver que os outros evoluíram em pontos que parecemos estar presos. Especifique seus objetivos e crie metas claras para alcançá-los.

5 - Pare com as comparações: é fácil se sentir feio e pobre se você se compara a um supermodelo extremamente rico. Trabalhe para atingir seus objetivos pessoais e evite comparações desnecessárias.

6 - Viva a vida real: saia de casa, chame um amigo para tomar um café e faça atividades externas. Assim você aumenta seu leque de opções e pensamentos.

7 - Ajude os outros: ajudar as pessoas ajuda no bom humor e na auto estima, criando um sentimento de importância. Sempre que tiver oportunidade, ajude as pessoas com problemas parecidos aos seus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...