segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Filhos e comportamento - A imitação no cotidiano de pais e filhos ou você é um bom exemplo para seus filhos? - Parte II

Imitar comportamentos é um hábito comum a todas as pessoas - e animais também. Uma vez realizei um experimento com ratos. Ensinei um rato a apertar uma barra para conseguir água. Depois peguei um rato sem nenhum conhecimento do tipo e o coloquei para assistir o primeiro ratinho apertando a barra para conseguir água. Adivinhem o que aconteceu? Ele aprendeu a apertar a barra apenas olhando para o outro.

Incrível, não é? Agora pensemos em pessoas. Mais especificamente o cotidiano de pais e filhos. Darei um exemplo:

O pai é um homem agressivo. Xinga. Bate nos filhos. E, mesmo assim, é socialmente bem sucedido. Tem dinheiro, carro, uma esposa amorosa. É um exemplo perfeito de que, mesmo com um comportamento violento e agressivo, é possível ter "sucesso" na vida. Seus filhos, crianças, provavelmente irão imitar esse tipo de comportamento.

Mentir para as crianças é outro comportamento que pode ser copiado: as crianças percebem que um dos pais está triste, por exemplo, mas ao perguntar "mamãe, por que a senhora tá triste?", a mãe mente e diz que não é nada.

Todos nós estamos o tempo todo copiando comportamentos dos outros. Já deve ter acontecido com você de observar uma mania de alguém (roer as unhas, por exemplo) e, de repente, você se perceber fazendo aquela mesma mania.

Com as crianças essa imitação é ainda maior: por elas terem poucos comportamentos aprendidos, comparadas com um adulto, elas têm maior probabilidade de imitar um comportamento e levá-lo para o resto da vida.

Às vezes acontece também do filho imitar o comportamento de um dos pais e, quando as pessoas observam a criança realizando o mesmo comportamento, dizem "Olha, puxou para o pai/mãe".
Puxar nada mais é que copiar o comportamento. Se o comportamento do pai/mãe for um bom comportamento, também será imitado.

Portanto, atenção aos próprios comportamentos. Seus filhos estão de olho...e os pais são os maiores exemplos para suas crianças.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...