terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A natureza destrutiva do poder sem status

Sabe aquele seu professor que, sem motivo aparente, parece humilhar os alunos e sente prazer em vê-los sofrer, principalmente no fim do semestre? Ou o guarda de trânsito que parece animado ao dar uma multa em um desavisado? Ou então o gerente, que é o seu chefe mas não o dono, e que adora vê-lo por baixo na primeira oportunidade?

Esses são personagens que a maioria de nós podemos ver na sociedade. Segundo uma pesquisa, atividades que possuem alto poder, mas baixo status podem gerar pessoas que humilham e denigrem aquelas que estão sob sua autoridade.

Podemos mesmo acreditar no velho ditado de que "o poder corrompe", mas segundo o cientista Nathanael Fast, da USC Marshall School of Business, que comandou a pesquisa, não é exatamente o poder que corrompe, mas sim o poder sem status, ou melhor, sem a percepção do sujeito de que há status em seu cargo.


A pesquisa intitulada "A Natureza Destrutiva do Poder Sem Status" (clique aqui para ler, em inglês) pesquisou dois grupos de estudantes interagindo com outras pessoas em duas tarefas: para o primeiro grupo era dada uma atividade com alto poder e alto status; para o segundo grupo era dada uma tarefa de alto poder mas com pouco status - e dentro desses dois níveis, que fossem escolhidas as missões para seus subordinados.

O grupo de estudantes com a tarefa de alto poder, mas com pouco status teve o maior número de tarefas humilhantes e degradantes.

Para os pesquisadores, o baixo status é aversivo e ameaçador para quem o possui (pode perdê-lo a qualquer momento) enquanto que um alto poder faz com que a pessoa aja segundo seus sentimentos e estados internos.

É claro que a mistura de poder com baixo status não necessariamente significa que a pessoa humilhará os outros - mas a mistura pode ser perigosa.

P.S.: Para o pesquisador, poder pode ser definido por situação de "controle com algum objetivo" e status como "respeito, admiração".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...