sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O que é ansiedade: preparando-se para um momento importante

A ansiedade é um termo genérico que, geralmente, designa sensações ruins antes de um evento específico. Diz-se que é "genérica" porque pode designar outras características: você provavelmente conhece alguém que se diz ansioso o tempo todo, sem ter um evento claro e específico para acontecer, não é mesmo?

Proffer's Anxiety by Ric Hall
Portanto, é importante saber que a ansiedade possui contornos pessoais, cada um a percebendo de uma maneira única e pessoal.

Esta, no entanto, não é uma característica que impossibilita seu tratamento, até mesmo porque a maioria dos "problemas psicológicos" são únicos, mesmo que os manuais psiquiátricos insistam em criar sintomas padronizados e chamá-los de doenças.

As sensações ruins sentidas por uma pessoa ansiosa podem ser relacionadas a medo, tensão, estresse, insegurança e falta de confiança. Mas um detalhe interessante: ansiedade não é necessariamente ruim. Na verdade, é uma preparação do corpo humano para eventos importantes e pode aumentar os níveis de adrenalina, melhorando o desempenho durante a atividade planejada.

É um problema quando os níveis de ansiedade são grandes demais, impossibilitando a realização da tarefa. Neste caso, procurar ajuda profissional é importante, mas alguns passos podem ser tentados antes:

- Imaginar-se realizando a tarefa com total calma e tranquilidade. O pensamento pode servir como uma prévia do comportamento e aliviar sensações desagradáveis;

- Fazer exercícios de respiração profunda para diminuir os níveis de tensão;

- Se houver tempo, exercícios físicos diminuem a ansiedade também.

- Experimente diversos meios e encontre aquele que mais te acalma.

Ansioso? Relaxe... você só está preparado para o que há de vir.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...