terça-feira, 18 de novembro de 2014

Filhos e comportamento - Por que as crianças desenvolvem maus comportamentos? - Parte I

A cena é a seguinte: a criança está no meio de um supermercado até que começa a gritar, birrar e espernear. A mãe então diz: "toma um chocolate - esse menino só para de gritar quando ganha um chocolate".

Outra cena: o filho chega feliz em casa porque tirou nota 10. Os pais não falam nada, apenas dizem: "você não fez mais do que a sua obrigação".

Os diabinhos ops... Os Anjinhos.
O que aconteceu aí? No primeiro caso, o mau comportamento foi recompensado. Gritar e espernear significam ganhar chocolate e atenção da mãe. No segundo caso, tirar 10 significa desatenção e comentários desvalorizantes dos pais.

Imagine então que o comportamento da primeira criança não para por aí. Ela vai aumentar a frequência de gritar para conseguir coisas da mãe. O gritar, no futuro, pode se transformar em violência, agressividade, uso de drogas e criminalidade. Estou exagerando? Não. É claro que nem todas as crianças virarão isso, mas o mesmo comportamento de gritar pode sim, futuramente, virar algo mais violento.

A outra criança pode descobrir que, quando ela tira notas baixas, ao invés do seu 10, os pais se preocupam e lhe dão atenção: isto é, notas baixas são mais valorizadas e recompensadas do que notas boas.

Viu como simples detalhes do dia a dia podem se transformar em péssimos comportamentos no futuro?

Nos posts seguintes falarei mais sobre métodos para moldar os melhores comportamentos nos filhos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...