segunda-feira, 24 de novembro de 2014

"Eu sou eu e minhas circunstâncias"

A frase do título já foi utilizada por mim em vários textos. Acho importante relembrá-la diversas vezes. Eu mesmo tenho dificuldade em relacionar que eu sou eu dentro das circunstâncias que se apresentam diariamente.

O que isso significa na prática? Significa que não adianta eu buscar mudança apenas de dentro pra fora, tentando modificar e melhorar meus comportamentos se eu não altero o meu ambiente (as circunstâncias em que vivo).

Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo
(Salvador Dali)
Um exemplo: se eu convivo com alguém que está sempre me desanimando, me colocando para baixo, não adianta tentar superar meus obstáculos e manter-me próximo de uma pessoa assim. Provavelmente eu nunca conseguirei mudar perto dela ou se ela continuar assim.

As mudanças ocorrem muito mais de fora para dentro - com o ambiente em que estamos influenciando e determinando os caminhos que iremos seguir. A maior parte da nossa personalidade foi moldada pelo ambiente que crescemos. Adultos e conscientes desse fato, entretanto, é possível moldarmos o ambiente para que o mesmo nos ajude a alcançarmos nossos objetivos.

Por isso, crie um ambiente que seja adequado para suas metas e tudo se tornará muito mais fácil.

P.S.: A frase "Eu sou eu e minhas circunstâncias" é de Ortega y Gasset.

Um comentário:

poliana pessoa disse...

Vale a pena tentar melhorar.��

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...