terça-feira, 18 de novembro de 2014

A vida sem sentido dentro da depressão

O que é estar com depressão? É difícil ter certeza absoluta do que é ter depressão por conta de um detalhe importante: as pessoas depressivas podem ter diversos tipos de sintomas contraditórios.

Comer muito ou não comer nada. Dormir muito ou ter insônia. Aumentar o desejo sexual ou diminuir. Sentimento de culpa ou culpar os outros. Autodesvalorização. Tudo isso são sintomas da depressão.
Pintura de Van Gogh - acredita-se que o pintor
tinha depressão

Uma característica das pessoas depressivas, entretanto, é a perda de interesse nas atividades que antes eram interessantes. Não se sabe exatamente como começa, mas pode ser de cunho puramente genético (acontece de repente, sem motivo aparente) ou uma série de frustrações, decepções e tristezas que se acumulam até tirar do sujeito toda a vontade de viver.

A depressão é diferente de apenas tristeza por conta da constância em seus sintomas: uma pessoa triste pode se alegrar de repente, enquanto isso dificilmente acontecerá com alguém com um quadro depressivo.

Dependendo do caso, a medicação é importante para regular os níveis de humor da pessoa e ajudá-la a retomar suas atividades ou descobrir coisas novas.

A depressão já foi apelidada de "mal-estar da vida contemporânea" por ser cada vez mais comum nos dias atuais.

Uma terapia criativa pode trazer estímulos novos e desenvolver junto ao paciente novas maneiras de encarar as dificuldades e resolver os obstáculos da vida.

E mais: até hoje, mesmo com o avanço da ciência, ainda acredita-se que depressão é frescura. Que as pessoas podem simplesmente levantar da cama e voltarem a uma vida normal, como antes. Ledo engano. Depressão é algo sério e a pessoa que a sente não consegue simplesmente voltar ao normal. É preciso, no entanto, reagir: a vida é mais bela e os obstáculos mais simples de superar do que acreditamos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...