segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Entendendo a inteligência: a organização é essencial (parte III)

Voltei! 

Estive mais de uma semana sem escrever dessa vez, o que me leva a lembrar de outro texto meu que é “Por que paro de escrever por algum tempo?”.

Ter mais organização mantem o corpo menos cansado
pros estudos e exige menos que se apele para energéticos e afins.
No texto eu disse que quando eu paro de escrever é porque alguma coisa não vai bem.  Desta vez posso afirmar que é principalmente a minha desorganização em relação aos estudos/escritos.

Sim, a organização é essencial na aprendizagem de novas habilidades ou no estudo de novos (e velhos) assuntos.

As mesmas técnicas que você utiliza na hora de estudar você deve usar na hora de aprender algo mais pessoal como: treino para diminuir a timidez, habilidades sociais, alguma habilidade essencialmente prática etc.

Vejamos como ser mais organizado/disciplinado:

1 – Defina o foco de estudo (as disciplinas) ou o que você quer aprender especificamente. Ex.: quero aprender matemática, ler todo esse livro de Direito, quero aprender a falar com garotas etc. Determinar com simplicidade o que se quer, no início, é importante para não tornar tudo uma bagunça. No começo, é melhor  que seja um número ainda pequeno de assuntos e aumentar gradativamente.

2 – Divida os assuntos em unidades pequenas, fáceis e rápidas de estudar. No início, quando ainda não se tem muita prática, deve-se estudar o menos possível e o mais organizadamente que se conseguir, para ir adquirindo a prática em se ter disciplina. Ex.: estude e aprenda bem 1 capítulo por vez e, na medida que for conseguindo, passe a estudar 2 e então 3 capítulos etc. Caso sejam habilidades sociais que você queira treinar (timidez), fale com uma pessoa, pergunte as horas e diga obrigado, depois vá aumentando o nível de dificuldade, puxando assunto, perguntando o nome da pessoa etc.

3 – Tenha prazos. Determinar prazos e metas pra alcançar é importante, pois você determinará que, até certo dia, é necessário ter terminado x páginas ou conseguido aprender x coisas. Esta foi a minha falha. Perdidos os prazos de estudar ou metas a alcançar, deixei para depois a atualização do blog, a leitura de material importante e perdi a disciplina necessária. Prazos são importantes pois definem sua evolução, você pode saber quanto tempo foi necessário para atingir certo ponto e continuar melhorando. Ex.: por dia vou ler 2 horas ou 30 páginas; por dia vou falar com 3 pessoas desconhecidas etc.

4 - Comece! Nada de deixar pra amanhã ou depois ou próxima semana. No momento que você fizer essa organização, já faça qualquer coisa, mesmo que pequena. Tudo que for fazer comece exatamente no dia que se determinar a fazer! Quanto mais cedo se começar uma nova atividade ou treino, mais rápido o organismo irá se adaptar a esse novo jeito de ser.

Por fim, escreva todas essas regrinhas em forma de um calendário ou agenda que o lembre do que é preciso fazer para ter mais disciplina. Ter algo que nos lembre o que é preciso fazer torna tudo mais fácil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...