quinta-feira, 22 de novembro de 2012

...mas falar/pensar demais sobre os problemas também não é saudável

No post anterior, foi dito que fugir dos problemas pode não ser a melhor solução para ter uma vida tranquila, pois a pessoa mantinha aquela sensibilidade aumentada em relação a algo que lhe fazia mal. Ou seja: não evitar o problema, mas enfrentá-lo, diminui nosso medo e aumentam os comportamentos prazerosos.

Não perca tanto tempo
"ruminando" os problemas
Mas, de acordo com a psicóloga Amanda Rose, PhD, falar demais sobre os problemas pode aumentar os casos de depressão, principalmente em garotas. É o que ela chama de "ruminadores": pessoas que não digerem os problemas e ficam sempre falando e falando sobre as mesmas coisas.

Provavelmente, a explicação para isso é que se manter constantemente "ruminando" sobre uma dificuldade que se está passando é o mesmo que evitá-la ou aumentar o medo a respeito dela: não se traz soluções práticas para o problema.

A solução fica então no equilíbrio: aceitar que se tem certos problemas e não tentar controlá-los, tampouco definir-se como pessoa a partir de seus problemas e então, falar sobre eles com amigos, se abrir, mas sem exagerar: a fala sobre as dificuldades deve ser até o ponto que é feito o desabafo e sentido o alívio, a partir de então deve-se procurar (eu sempre gosto de fazer uma lista escrita) soluções e pô-las em prática.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...