sábado, 17 de novembro de 2012

Crianças podem ser racistas?

Esse vídeo mostra como as crianças, mesmo sem fazer juízo de valor concreto, iniciam seus sentimentos racistas.





É um vídeo até mesmo triste de se assistir, pois crianças negras afirmam que as bonecas negras são más e preferem as bonecas brancas.

Será que as crianças podem realmente ser racistas? Inclusive as crianças negras?

A resposta é sim e não. Se considerarmos o racismo como um juízo de valor negativo para uma determinada raça, então a resposta é não. Para a criança, não existe a possibilidade de criar esse pensamento abstrato de rotular um grupo de pessoas como piores que os outros baseado em crenças.

Se considerarmos o racismo como um comportamento estereotipado, sociocultural e imitado entre os seres de uma mesma espécie, então a resposta é sim! As crianças podem ver seus pais sendo racistas e copiarem seus comportamentos. As crianças estão o tempo todo copiando os comportamentos dos outros, principalmente dos pais (os adultos também copiam os comportamentos, mas talvez com menos frequência).
 

Outro caso é simplesmente a criança fazer uma associação errada entre a cor preta e algo ruim o que, por infortúnio, pode causar problemas. Como numa frase ingênua dito por um pai ou uma mãe

"Não pegue nesse bolo, ele tem uma parte preta, isso significa que está podre e não presta"

E, não por culpa dos pais, a criança associará o que for preto com podre, ruim... e quando brincando com uma criança negra, por exemplo, irá associá-la ao que os pais afirmaram que o preto era (podre, ruim) e, sem nenhum tipo de juízo de valor concreto, mas uma associação que pode ser consciente ou inconsciente, excluir a criança do seu meio social.

O que os pais podem fazer a respeito disso se eles não são culpados nesse caso? Eles devem ficar alertas para o que a criança anda dizendo ou fazendo, como ela interage com seus amigos, como ela interpreta (dentro dos seus limites) o mundo ao seu redor etc. Os pais devem ficar sempre alertas: não é culpa delas quando algo de ruim acontece, mas será pior se só perceberem quando o problema estiver bem mais agravado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...