domingo, 14 de outubro de 2012

Entendendo a inteligência - O que é a inteligência? (parte 1)


Farei uma série de posts sobre um dos assuntos mais interessantes da Psicologia: a inteligência. O assunto é um pouco controverso dentro das várias áreas da psicologia, mas tentarei fazer um resumo e, às vezes, até uma mistura das abordagens e tratarei entre vários assuntos: o que é a inteligência, como melhorar a inteligência, as diferenças entre as inteligências dos animais não-humanos e dos humanos e outros temas que forem sugeridos pelos leitores. Começando com "O que é a inteligência?".
---

A definição mais simples e útil para inteligência é: inteligência é comportamento inteligente.

Quando se diz que alguém é bom em matemática o que se quer dizer é que ele exibe um comportamento inteligente em cálculos matemáticos.
Quando se diz que alguém tem habilidades sociais, é desinibido, bom orador o que se quer dizer é que ele tem comportamento social inteligente.
Enfim, quando se diz que alguém é “inteligente” o que se quer dizer é que é possível observar comportamentos inteligentes nesse sujeito, que quando colocado em situações-problema o indivíduo consegue comportar-se de forma inteligente para resolver essa situação.


E por que essa definição é simples e útil? 

É simples porque quebra a ideia que muitos têm de que inteligência é uma entidade interna que alguns possuem e outros não. Todos os seres humanos (vivos) se comportam. Então todos podem ser inteligentes.

É útil porque quando se analisa a inteligência como um simples comportamento bem-sucedido torna-se extremamente mais fácil desenvolver essa inteligência, focando nos itens que se tem mais dificuldade e fazendo um treino comportamental. Ou seja: não importa se você é ruim em química ou física ou matemática – qualquer conhecimento é comportamento e pode ser aprendido e melhorado até qualquer nível desejado.

Como é esse treino comportamental para se tornar mais inteligente? É tornar o comportamento que se quer melhorar cada vez mais fácil de ser realizado (com muito treino) e mais agradável (juntando esse comportamento com coisas agradáveis). 
A maior dificuldade de se aprender algo novo é o tempo e a dedicação que se têm menos e menos com a idade avançando... 

Falarei mais sobre tempo (como melhorar), treino em novas habilidades (como fazer) e mais inteligência em um próximo post sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...