sábado, 25 de fevereiro de 2012

Perguntas e respostas sobre hipnose


Open mind by Azulita
 (Jennifer Long de Herrera)
1 - O que é hipnose?
Hipnose é uma condição mental, conhecida como transe hipnótico, na qual a pessoa fica mais aberta a receber sugestões (instruções, orientações) por parte de outra pessoa.

2 - Hipnose funciona? Como ter certeza?
Sim, funciona. Pode-se ter certeza fazendo alguns testes: pode-se tornar a pessoa insensível a qualquer estímulo em qualquer parte do seu corpo, pode-se fazer a pessoa lembrar detalhes do passado que ela mesma havia esquecido e que pode ser confirmado por terceiros etc.

3 - Como a pessoa atinge essa condição?
Através de um hipnotizador que usará técnicas específicas ou qualquer outro tipo de meio de comunicação que, estando bem sintonizado com as crenças de uma pessoa, a levará um transe hipnótico. Por exemplo: assistindo televisão ou indo a um culto religioso pode-se entrar em transe se você estiver em sintonia com as ideias que ali são transmitidas. É essa a base de toda indução à hipnose: buscar uma sintonia completa com a pessoa a ser hipnotizada, tanto em idéias, pensamentos, reações, expressões corporais, expectativas etc.

4 - Quando a pessoa atinge essa condição, o que acontece?
Sua concentração fica totalmente focada nas orientações do hipnotizador (que pode ser um hipnólogo, um pastor evangélico, um político, um debatedor profissional etc) e se comportará exatamente segundo o que ele disser. Mas se alguma dessas sugestões feita pelo hipnotizador for totalmente contra o que a pessoa acredita, ela não se realizará. Por isso precisa existir a sintonia. Claro que a mudança de crenças numa pessoa hipnotizada pode existir, mas ela precisa ser sutil e aos poucos.

5 - Quem pode se tornar hipnotizador? 
Qualquer um pode aprender a hipnotizar. Basta que se dedique ao estudo das técnicas, principalmente a respeito de comunicação. Hipnose, como afirma Richard Bandler, pode ser resumida como a comunicação mais efetiva que existe. Então a pessoa precisa saber se comunicar muito bem para a hipnose funcionar.

6 - Todos podem ser hipnotizados? Eu acho que não posso ser hipnotizado porque já tentaram e não conseguiram ou simplesmente porque não acho que sou cabeça fraca para isso.
Todos podem ser hipnotizados, mas isso vai depender de diversos fatores como: ansiedade, expectativa, sintonia (como dito acima, são de diversos tipos), vontade de ser hipnotizado. Se você vai a um hipnotizador com a ideia de que não será hipnotizado, dificilmente acontecerá. Também se você vai com uma vontade muito grande e grande ansiedade e expectativas, o processo de hipnose pode se tornar mais difícil. É necessário relaxamento, cabeça aberta, não racionalização de tudo o que é dito pelo hipnólogo e, claro, principalmente a habilidade do hipnotizador. Ser hipnotizável não é condição apenas das pessoas fracas, é um fenômeno que pode ser vivido por qualquer pessoa, contanto que ela esteja dentro de certas condições. Em várias ocasiões da vida todos já fomos hipnotizados: assistindo um filme que nos identificamos, vendo uma palestra onde tudo fazia sentido, lendo um livro que explicava exatamente o que pensávamos etc.

7 – O que se pode fazer de interessante com a hipnose?
A variedade é infinita, mas as técnicas mais interessantes e conhecidas são: regressão de idade (para alguns é possível a regressão a outras vidas) para qualquer época da sua vida, capacidade de relembrar qualquer momento ou sensação já experienciada alguma vez na vida – inclusive sonhos, anestesia (insensibilidade a qualquer estímulo), analgesia (insensibilidade a dor), apagar certas memórias ou sentimentos (sim, dá para esquecer uma pessoa ou o que você sente por ela), remoção de traumas etc.

8 - Quero aprender hipnose, o que eu faço?
Procura os autores mais conhecidos como Richard Bandler, John Grinder, Milton Erickson e o melhor autor brasileiro que conheço é Marlos Vinícius Costa Ferreira. Mas existem muitos livros a respeito do assunto. Pesquise, experimente, com treino e dedicação dá para aprender muita coisa em pouco tempo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...