terça-feira, 21 de junho de 2011

Uma alternativa humanista aos 12 passos dos Alcoólicos Anônimos



Posto abaixo uma alternativa para os 12 passos dos A.A. ou dos Narcóticos Anônimos (os passos são os mesmos, não importa o vício). Também sempre me incomodei com o cunho religioso dos passos, que segundo alguns membros, é cunho espiritual. Pelo contexto dos passos, é a mesma coisa. "Humildemente rogar a Deus para nos livrar dos nossos defeitos de caráter", como afirma o passo 7, é algo essencialmente de caráter religioso, já que mesmo que eu acredite que meu "poder superior" seja outra coisa, que não deus, como posso rogar para o universo ou a natureza, que eles me livrem de alguma coisa, se eu vejo o mundo de outra forma? Não concordo em tudo do texto do Skinner, acho os passos muito simplistas, mas vamos lá:

Autor: B. F. Skinner
Título: Uma alternativa humanista aos 12 passos do A.A. – Uma abordagem centrada no homem na superação do alcoolismo
Fonte: Skinner, B. F. (1987). A Humanist Alternative to A.A.’s Twelve Steps. The Humanist, 47 (4), p.5.
Tradução: Ana Carolina Fonai
Muitas pessoas me disseram ter procurado os Alcoólicos Anônimos em busca de ajuda, mas se ofenderem com seu cunho fortemente religioso. Em vista disso, eu propus uma alternativa humanista aos “Doze Passos” do A.A. Enviei esta versão aos Alcoólicos Anônimos, sugerindo que fosse oferecida como uma alternativa para membros não religiosos. Eu não estava sugerindo que os “Doze Passos” originais fossem abandonados. Foi dito a mim, no entanto, que seria impossível mudar suas práticas sem a maioria de votos de todos os Alcoólicos Anônimos, e foi garantido que muitos ateus e agnósticos foram ajudados pelos passos originais. Conselheiros humanistas podem, ainda assim, achar útil uma versão alternativa. Abaixo estão listados “Os Doze Passos” dos Alcoólicos Anônimos e minha sugestão de alternativa.
OS DOZE PASSOSA ALTERNATIVA HUMANISTA
1. Admitimos que éramos impotentes perante o álcool e que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.1. Aceitamos o fato de que nossos esforços em parar de beber falharam.
2. Acreditamos que um poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos a sanidade.2. Acreditamos que devemos nos voltar para outros em busca de ajuda.
3. Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus como nós O entendemos.3. Voltamos-nos a nossos pares, homens e mulheres, em especial àqueles que lutaram contra o mesmo problema.
4. Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.4. Fizemos uma lista das situações nas quais estamos mais propensos a beber.
5. Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outros homens, a natureza exata de nossas falhas.5. Pedimos ajuda a nossos amigos para evitar estas situações.
6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos estes defeitos de caráter.6. Estamos prontos para aceitar a ajuda que eles nos dão.
7. Humildemente pedimos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.7. Sinceramente esperamos que eles nos ajudem.
8. Fizemos uma lista de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.8. Fizemos uma lista das pessoas a quem tínhamos prejudicado e com as quais esperamos reparar os danos.
9. Fizemos reparações diretas a tais pessoas sempre que possível, exceto quando fazê-las pudesse prejudicá-las ou a outros.9. Faremos o que for preciso para repará-las, de qualquer forma que não cause mais prejuízo.
10. Continuamos fazendo nosso inventário pessoal e quando errados admitimos prontamente.10. Continuaremos a fazer esta lista e a revisá-la sempre que necessário.
11. Procuramos através da prece e meditação melhorar nosso contato consciente com Deus como nós O entendemos, rogando somente por conhecimento de Sua vontade em relação a nós e forças para fazê-la.11. Estimamos o que nossos amigos fizeram e estão fazendo para nos ajudar.
12. Tendo um despertar espiritual como resultado destes passos, procuramos transmitir esta mensagem para alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.12. Em troca, nos prontificamos a ajudar outros que nos procurarem da mesma maneira.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...